A adolescência é uma das etapas mais complicadas da vida de um ser humano. Isso porque é neste período que passamos por diversas transformações que vão afetar o restante de nossas vidas. É um período de tomada de decisões que podem causar muita pressão na mente dos nossos filhos.

 

E boa parte dessa “pressão” vem da escolha de uma profissão.

  

Diante da dúvida sobre a melhor forma de encontrar a profissão adequada muitos adolescentes sentem-se impotentes e perdidos. Parece que escolher a carreira certa é algo quase impossível de se fazer, mas não é. Principalmente porque os pais podem ajudar e muito nesse processo.

 

Apesar de ser algo pessoal e intransferível, os pais podem sim deixar essa missão um pouco mais fácil para seus filhos. Mas como saber qual profissão seguir?

 

Como encontrar a profissão adequada

 

1 – Pesquisar sobre profissões do futuro

O primeiro passo para ajudar seu filho a como escolher uma profissão é incentivando-o a pesquisar sobre profissões atuais e do futuro.

 

Também não deixe de falar pra ele visitar a universidade que tem interesse. Não é legal deixar isso para o dia da matrícula por vários motivos, um deles é a metodologia da instituição.

 

Por mais que a grade curricular seja quase a mesma em todas as faculdades, a forma como ela é aplicada é bem diferente.

 

2 – Incentive o autoconhecimento

Outra etapa muito importante no processo de auxiliar o jovem a como encontrar a profissão adequada é incentivando o autoconhecimento. Só quando ele se conhecer de verdade e souber as coisas que gosta é que ele vai conseguir escolher o curso que deseja fazer.

 

3 – Não priorize as suas expectativas

Infelizmente, muitos pais ainda colocam as próprias expectativas em cima dos filhos, seja de forma consciente ou não. Então fique atento quando for falar com ele sobre encontrar a profissão adequada.

 

Muitas vezes você pode colocar nele o peso de seguir a profissão que você gostaria de ter escolhido quando era mais novo. Acredite, isso não vai ajudar em nada e provavelmente ele vai se sentir ainda mais pressionado, e não é essa a sua intenção.

 

4 – Esteja aberto para diálogos

Como dito, essa é uma fase muito difícil para os jovens, sendo assim, pode ser que ele o procure para falar sobre suas dúvidas e angústias sobre algo que fará pelos próximos anos. Então, esteja de cabeça aberta para ouvi-lo.

 

5 – Dinheiro não é tudo

Outro erro muito comum, dos próprios filhos e dos pais, é tomar essa decisão com base nos ganhos financeiros. Realmente, receber um bom salário é ótimo, mas só isso não basta. É preciso gostar da profissão que vai exercer.

 

 

6 – Procure a ajuda de um profissional

Uma outra maneira de ajudar o jovem enfrentar essa fase de forma mais tranquila é contratando um profissional. Ele não só vai facilitar a escolha, como vai ajudar na questão do autoconhecimento

 

7 – Teste vocacional

Talvez esse não seja um hábito tão comum aqui no Brasil, mas o teste vocacional profissional é outra ferramenta que você pode oferecer para o seu filho nessa empreitada.

 

O teste nada mais é que uma maneira de mostrar pra ele qual área ele se encaixa melhor, além de dar, em alguns casos, mais de uma opção de curso.

 

8 – Mudar de ideia não é um problema

Uma das maiores dificuldades do estudante ao tentar encontrar a profissão adequada é achar que ele vai ter que fazer aquilo para o resto da vida. Este é o momento certo para dizer a ele que nenhuma escolha é definitiva e que ele pode sim, mudar de ideia mais tarde.  

 

9 – Esperar é uma boa opção

Uma das coisas que provavelmente está fazendo seu filho se sentir pressionada com a situação toda é essa ideia de que ele tem que sair do ensino médio direto para faculdade. Mas isso não é uma realidade para todos. Algumas pessoas costumam tirar um ano viajando, fazendo intercâmbio para ter certeza do caminho que quer seguir.

 

Esperar pode ser a melhor solução, em alguns casos.

 

10 – Apoie todas as decisões

Se o seu filho quiser fazer um ano de trabalho voluntário, ofereça apoio. Se ele quiser passar um mês no Pantanal ajudando no resgate de animais afetados pela queimada, diga para ele fazer o que tem vontade.

 

A parte mais importante para o jovem que está nessa encruzilhada é receber o suporte dos pais. Por isso, incentive e apoie as escolhas dele. Isso vai ser muito importante para essa caminhada.

  

Se ainda restou alguma dúvida sobre testes vocacionais deixe seu comentário que responderemos assim que possível. Não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento online via WhatsApp!
👋 Olá, em que posso ajudar?

MATRÍCULAS ABERTAS 2025

INÍCIO 10 DE FEVEREIRO

PREPARATÓRIO ONLINE COM AULAS AO VIVO

PREPARATÓRIO PRESENCIAL (ÁGUAS CLARAS - DF)

CONFIRA APROVADOS EM:

TEMOS CONVÊNIOS COM:

Imagem-do-WhatsApp-de-2022-12-15-as-13.41.52-e1694526239495.jpg